quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Ilha vista como um todo!


O nome da ilha é de origem tupi e significa "muitas conchas", Recentemente, o parque foi totalmente revitalizado a partir de uma obra de reurbanização feita pela prefeitura do Rio de Janeiro, muito bem feita por sinal, está super lindo e LIMPO .O que é ótimo também, além de muito bem cuidado, Paquetá, com toda sua beleza nos tempos coloniais que hoje são também atrações turísticas, atrai cada vez , mais turistas, e de visitantes de primeira viagem ,a pessoas que foram , e voltam sempre!
A foto desse poust é do Alto do Mirante, consegui pegar boa parte da ilha vista de cima!



Relógio da Mesbla

Existem em todo o seu contorno inúmeras pontas de cais construídas com pedras, e que avançam mar adentro. Elas faziam parte das antigas docas para atracação das faluas, que eram grandes barcos utilizados pelas caieiras, fábricas de cal que floresceram em PAQUETÁ até o século passado. O cal era uma espécie de cimento, fabricado a partir das conchas do mar, e que era utilizado na construção das casas. Um bom exemplo dessas pontas de cais é o RELÓGIO DA MESBLA, o Farol Marítimo que fica em frente à colônia de férias da mesbla,




http://www.portalpaqueta.com.br/ailha/02.asp
http://www.flickriver.com/photos/rickipanema3/4940877705/



Quero conhecer um dia
a famosa moreninha que inspirou o escritor".
(uma parte da letra do samba enredo campeão do bloco Silêncio do Amor no ano de 2008,
de autoria dos compositores Jorge Camburão e Eloy Sete Cordas).
Então conheça a praia da Moreninha!
Linda não é? a Praia da Moreninha já foi chamada praia de Itanhangá , mirante e a Predra da Morenhinha também já foi chamado de Pedra do Itanhangá Em 1843, Joaquim Manuel de Macedo escreveu o romance "A Moreninha", que é considerado o iniciador do "romantismo" na literatura brasileira. Este livro se tornou um grande sucesso e acredita-se que estória se passou na Ilha de Paquetá, tornando-a nacionalmente conhecida!
A "Pedra da Moreninha" é tida como um dos cenários do livro,( olha que chique! )e a Praia da Moreninha também passou a ter este nome em homenagem ao romance!

Foto : Frente Praia da Moreninha, pôr: outra moreninha, ( tá brincadeira) Raphaela Souza.

PAQUETOUR!


Olá, meu nome é Raphaela, sou do grupo do Big blog, essa é nossa primeira postagem com fotos e afins. Vou começar falando do nosso grupo, somos sete. Paula, Raphaela, Fábio, Rafael, Kelly, Mayara e o Igor. Como já sabem, nosso trabalho é sobe Paquetá então, eu vou falar um pouco do que eu vi , e fiz lá!
Eu que tirei esta foto, linda né?! O lugar é lindo. LINDO! A maioria das casas são antigas muitas delas casarões. As praias estão bem conservadas, e não me lembro de ter visto nenhum lixinho no chão.
Tinha bastante turista, e a maioria, eram brasileiros, até cariocas mesmo, Legal né? três vivas pros cariocas, então! Deixando essa cisma de que só conhecer outros estados, paises que é legal. Mais no fundo, a gente mal conhece onde mora. E cá entre nós aqui tem histórias, e lugares lindos!
Além de lindo, o lugar é super ecológico. Lá a gente aluga bicicletas pra ficar o tempo que quiser. A minha eu aluguei por cinco horas.O bom foi que foi muito mais rápido andar pela ilha toda de bike, sem contar que foi muito mais divertido! Falar em ecológico, vocês acreditam que eu só vi um carro lá? Sim, um só, juro! Viu? Eu disse, ecologiquérrimo! (risos). O que eu não vi também foi um ônibus, nem unzinho,nem escolar.. Mais se bem, que lá deve ser tudo perto né? o que definitivamente sê vê sem descanso, é a tal da bicicleta! Êta, gente saudável!

Foto de hoje : vista do alto do Mirante. Pôr: Raphaela Souza.
O ambiente proporciona lindas fotos,tais elas que eu e meus companheiros de grupo, vamos postar aqui, e compartilhar com vocês, a maravilha que é a nossa Paquetá!

Próximo poust, vou falar um pouco mais da história de Paquetá, praias, pontos turísticos com fotos,tudo que tem direito, vai perder? NÃO NÉ!


Até mais! :)